Página 7

Esclarecimentos sobre a submissão de originais 2017

Recebemos diversas dúvidas sobre como enviar o original durante nosso período de submissão, especialmente porque desta vez definimos temas para envio. Por isso, resolvemos responder algumas das perguntas mais frequentes:

1) Ainda estou escrevendo meu original, posso participar do processo de submissão de originais?

Infelizmente, não. Pedimos que o autor esteja com seu original completo no momento da submissão.

2) Posso enviar uma obra postada na internet, comercializada de maneira independente ou já publicada?

Preferimos trabalhar com histórias inéditas, mas se seu original já publicado (de forma física ou virtual) não tiver nenhum impedimento contratual para nova publicação, você pode submetê-lo e iremos avaliá-lo. Só pedimos que informe este fato no momento da submissão.

3) Posso enviar qualquer original?

Não. Desta vez determinamos temas pelos quais temos interesse e pedimos que os autores enviem apenas originais que se enquadrem neles. Você pode ver a lista de assuntos aqui.

4) Meu livro conta a história de uma personagem brasileira, mas a história se passa no exterior. Posso participar?

Preferimos histórias que se passem no Brasil, mas se o fato de a personagem ser brasileira for algo marcante na trama, e desde que sua história se enquadre em alguma das categorias que determinamos, você pode enviar sua submissão.

5) Um autor pode mandar mais de uma obra?

Não há limite para o número de originais que o autor poderá enviar. Entretanto, aconselhamos o autor a escolher a história em que mais acredita e se concentre em trabalhá-la. Caso haja outras histórias que se enquadrem nos temos que estamos buscando, o autorpoderá informar este fato na carta de apresentação. Se for o caso, entraremos em contato pedindo mais informações.

6) O tema de romances juvenis é só LGBT+? O autor não pode enviar o seu romance com personagens héteros?

Sempre buscamos inclusão em nossos trabalhos, mas seus personagens podem sim ser heterossexuais e heterorromânticos, desde que sua história se enquadre em alguma das outras categorias que pedimos.

7) Tenho que me enquadrar em todas as categorias que vocês pediram?

Não, mas seu original tem que se enquadrar em pelo menos uma das categorias.

8) Meu livro de fantasia tem como inspiração uma cidade verdadeira no Brasil, mas o nome é inventado. Posso enviar meu original?

Entendemos que em fantasia e ficção científica os autores nem sempre escolhem (ou podem escolher) lugares reais para ambientar suas histórias. O que importa para nós nessa situação é a cultura brasileira, ou uma herança ou traço dela, estar presente na história, fugindo de influências fortes norte-americanas e eurocêntricas.

9) Já tenho o primeiro livro de uma série publicado, posso enviar o segundo para vocês avaliarem?

Infelizmente, por uma questão de mercado, só avaliamos livros solo ou o primeiro livro de uma série.

10) Preciso enviar meu original em alguma formatação específica?

Não existe uma formatação específica, mas a maioria das pessoas utiliza as fontes “Times New Roman”, “Calibri’, “Verdana” ou “Arial” e tamanho 11 ou 12, então fica a critério do autor.
Para dúvidas sobre como funciona o agenciamento e a relação entre agente e escritor, você pode acessar as seções de Agenciamento e Dúvidas em nosso site. Não esqueçam de nos acompanhar no Facebook e no Twitter. Aguardamos vocês no dia 15!