Página 7

Workshop

Workshop de Escrita e Mercado Editorial – Edição Rio de Janeiro

Dia: 25/11/2017
Horário: 10h às 18h
Local: Nex Coworking – Ladeira da Glória, 26 (Rio de Janeiro/RJ)

Investimento: R$ 210,00 à vista (cartão ou boleto bancário) ou 3x R$ 70,00 no cartão de crédito.

Inscrições encerradas

Inscreva-se no cadastro de interesse e entraremos em contato em caso de desistência.

Nós da Agência Página 7 trabalhamos no mercado editorial nacional desde 2010 e, nesse período, conseguimos identificar os principais pontos de necessidade para desenvolver um livro e gerir a carreira de autores. Recebemos muitas dúvidas e participamos de seminários sobre agenciamento literário e meio editorial, discutindo a cadeia do livro no Brasil.

Sabendo da escassez em cursos específicos nessa área, decidimos criar o Workshop de Escrita e Mercado Editorial para escritores e jovens profissionais do mercado que buscam entender melhor os processos de construção de narrativa e de enredo de um livro e também o funcionamento das etapas de edição e publicação.

Nosso programa passa por diversos temas, acompanhando a criação de um livro, o cotidiano do escritor, a negociação de um contrato, o funcionamento do mercado editorial, a gestão de carreira e o marketing pessoal para autores, sempre com espaço para discussões e trocas de ideias.

Programa

Construção de narrativa e enredo, com Bárbara Morais

Estruturando uma história (o tripé da criação: enredo – cenário – personagens). Tipos de enredos. Conhecendo o seu narrador. Criando o seu enredo. Construção de mundos e personagens. Conexão de arcos e personagens.

Vida de escritor, com Babi Dewet e Iris Figueiredo

Rotina de escrita. Altos e Baixos da Carreira de Escritor (falta de inspiração, escrita travada, saber engavetar um projeto etc.). Como lidar com críticas e o feedback dos leitores. É possível viver só de escrita no Brasil? Devo largar o meu emprego para isso? Como fazer da escrita a sua carreira.

Mercado editorial e agenciamento literário, com Gui Liaga e Taissa Reis

Processo de Publicação: a cadeia do livro. Contrato. Lei de Direito Autoral. Negociação. Networking. Carta de Apresentação. Capítulos Iniciais. Linha editorial. Plano de Carreira: metas, ansiedade e foco. Tendências.

Marketing para autores, com Fernanda Nia e Olívia Pilar

Público. Divulgação: usando as redes sociais a seu favor. Imprensa e formadores de opinião. Networking. Eventos. Novas plataformas de escrita: benefícios e dificuldades. O autor como personalidade. O autor como influência: responsabilidade de discurso.

Palestrantes

gui liaga

Gui Liaga
Formada em Jornalismo pela FACHA e especializada em Publishing: O Negócio do Livro pela FGV-Rio, já trabalhou como chefe de reportagem e assessoria de imprensa corporativa e política. Desde 2010 atua como agente literária, parecerista e revisora de originais e textos, tanto para editoras quanto para autores. Em 2015, abriu a Página 7 em parceria com Taissa Reis e, hoje, é responsável pela carreira de mais de dezenas de autores nacionais de sucesso.

taissa reis

Taissa Reis
Formada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, é pós-graduada em Editoração pelo IUPERJ/Cândido Mendes e cursa pós em Tradução Inglês-Português pela PUC-RJ. Atua como agente desde 2014 e trabalha como tradutora e copidesque para editoras e autores, além de ter sido editora e produtora da Revista Blooks. Seu principal foco é expandir o catálogo da agência e trazer conteúdo de qualidade para o meio editorial.

babi dewet

Babi Dewet
Formada em Cinema, começou sua carreira escrevendo fanfics e publicou seu primeiro livro de forma independente, em 2010. Teve a sua trilogia Sábado à Noite comprada e publicada pela editora Évora, escreveu um conto para a coletânea Um Ano Inesquecível, publicada pela editora Gutenberg em 2015, e com a participação da Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Bruna Vieira. Em 2016, lançou o primeiro livro da série Cidade da Música, Sonata em Punk Rock, também pela editora Gutenberg, e, agora, se dedica ao segundo volume. A autora também assina o livro K-Pop – Manual de Sobrevivência, além de fazer parte da coletânea Turma da Mônica: Uma Viagem Inesperada, no qual escreveu um conto sobre a personagem Mônica. Babi é empresária, vive da escrita, já teve mais de 100 mil livros vendidos, além de possuir um canal no YouTube onde fala de livros e música, e ser apresentadora do DramaFever Brasil e do Ponto KPop, na PlayTV.

bárbara morais

Bárbara Morais
Formada em Economia pela Universidade de Brasília, criadora do blog Nem Um Pouco Épico e coaching de escrita. Publicou o primeiro livro da Trilogia Anômalos, A Ilha dos Dissidentes, com a editora Gutenberg em 2013, finalizando a trilogia em 2015 e vendendo mais de dez mil exemplares. Também foi a curadora da Arena Jovem da Feira do Livro de Brasília de 2017 e é a responsável pela programação da Festa Literária de Pirenópolis de 2017. No momento, a autora se dedica a diversos projetos, como o seu próximo livro solo de ficção científica ainda sem previsão de lançamento.

fernanda nia

Fernanda Nia
Publicitária formada pela ESPM-RJ, ilustradora e freelancer nas áreas de comunicação, webdesign e marketing digital desde 2008. Começou o seu trabalho autoral em 2011, ao criar o site Como Eu Realmente, que gerou a publicação de dois volumes pela editora Nemo. Também é a responsável pelas ilustrações do livro Sinceramente Maisa, lançado pela editora Gutenberg em 2016, e é uma das ilustradoras que compõem o livro 50 Brasileiras Incríveis Para Conhecer Antes de Crescer, assinado pela jornalista Débora Thomé e publicado pela Galera Record em setembro de 2017. Dá palestras sobre mídia e marketing em universidades, participa de diversos eventos de quadrinhos do país e, atualmente, se dedica ao seu primeiro livro de ficção.

iris figueiredo

Iris Figueiredo
Formada em Produção Editorial na UFRJ é criadora do famoso blog literário Literalmente Falando, que ficou no ar até 2016. Teve seu primeiro livro Dividindo Mel publicado, além de um conto na coletânea Meu amor é um anjo, pela editora Draco em 2011. Sua duologia Confissões On-line foi lançada em novembro de 2013 pela editora Évora sob o selo Generale. Seu novo livro, que aborda temas como depressão e ansiedade, além de conflitos típicos de jovens que acabaram de ingressar na universidade, sai no primeiro semestre de 2018 pela Editora Seguinte.

olívia pilar

Olívia Pilar
Formada em Jornalismo pela PUC-MG e, atualmente, cursando Pós-Graduação em Marketing Digital pela PUC-MG, começou a escrever com as fanfics. Atua como freelancer em gestão de mídias sociais e compreende a importância da representatividade da mulher negra na mídia, trazendo esta realidade para as suas histórias. É autora dos contos Entre Estantes e Tempo ao Tempo, que figuraram na lista de mais vendidos da Amazon, e, atualmente, escreve seu primeiro romance na plataforma Wattpad, Dois a Dois.

Local



O primeiro Workshop de Escrita e Mercado Editorial será realizado no dia 25 de novembro de 2017 no Nex Coworking (Ladeira da Glória, 26), das 10h às 18h. Inscrições encerradas. Inscreva-se no cadastro de interesse e entraremos em contato em caso de desistência.

Inscrições encerradas