Página 7

Autores

Alliah | Babi Dewet | Babi Souza | Barbara Morais | Bel Rodrigues | Dayse Dantas | Fernanda Nia | Iris FigueiredoLucas Rocha | Mareska Cruz | Marina Oliveira | Olívia Pilar | Pam Gonçalves | Pedrugo | Petra Leão | Rafaela Carvalho | Roberta Spindler | Sofia SoterVitor Martins | O Amor nos Tempos de #Likes | O Outro Lado da CidadeRani e o Sino da Divisão | Por Enquanto, Adeus

alliah

Alliah

É uma máquina assombrada que habita os multiversos da ficção especulativa, do estranho, da internet e da cultura pop. Queer e pessoa trans de gênero fluído, é autor de vários contos publicados em coletâneas e sites e do livro ilustrado de contos Metanfetaedro. Atualmente trabalha em seu novo livro, ainda sem previsão de lançamento.

Livros

invisible 3quarterly almanac

Links

Site | Twitter | Apoia.se

autora babi dewet

Babi Dewet

Babi Dewet começou escrevendo fanfics, o que originou a criação do portal Fanfic Addiction, e a sua história mais famosa era Sábado à Noite, inspirada na banda inglesa McFly. O sucesso foi tanto que a trilogia homônima saiu das telas do computador e foi parar nas páginas de um livro publicado de forma independente, em 2010. SAN é uma trilogia juvenil recheada de conflitos adolescentes, música e referências à cultura pop e nerd. Em dezembro de 2011, a autora fechou com a editora Évora o relançamento de seu livro, publicado em maio de 2012 pelo selo Generale. A sequência, Sábado à Noite 2 – Dos bailes para a fama, foi lançada em agosto de 2013 e o último volume da série, Sábado à Noite 3 – Com amor e música, chegou às livrarias em setembro de 2014. A trilogia possui trilha sonora exclusiva, composta pela banda DeLorean, e um vlog no youtube, chamado SANTV. A autora também escreveu o conto Os Sons do Sentimento na coletânea Um Ano Inesquecível, publicada pela editora Gutenberg em agosto de 2015, e com a participação das escritoras Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Bruna Vieira. Na Bienal do Livro de São Paulo de 2016, Babi lançou o primeiro livro da série Cidade da Música, Sonata em Punk Rock, também pela editora Gutenberg, e, agora, ela se dedica ao segundo volume. A autora também assina junto a Érica Imenes e Natália Pak o livro K-Pop – Manual de Sobrevivência, além de fazer parte da coletânea Turma da Mônica: Uma Viagem Inesperada, no qual escreveu um conto sobre a personagem Mônica – os dois livros serão lançados ainda este ano pela editora Gutenberg. Babi possui um canal no YouTube onde fala de livros e música, e é apresentadora do DramaFever Brasil e do Ponto KPop, na PlayTV.

Livros

Sábado à noite 1 independenteSábado à noite 1Sábado à noite 2Sábado à noite 3umanoinesquecivelsonataempunkrockumaviageminesperadakpop

Links

Site | Facebook | TwitterTwitter dos LivrosBooktrailer | Booktrailer 2 | Booktrailer 3 | SANTV

babisouza_p

Babi Souza

Babi Souza é jornalista e, por acreditar que o colaborativismo e o amor ao próximo são a saída para o mundo, criou em junho de 2015 o movimento Vamos juntas?, que atingiu mais de 250 mil curtidas no Facebook em apenas seis meses. Em março de 2016, foi lançado pela editora Galera Record o livro Vamos Juntas? – O Guia da Sororidade, um projeto que reúne depoimentos de mulheres de diferentes partes do país, informações e dicas para o empoderamento feminino. A autora também é a fundadora da Bertha Comunicação, uma empresa focada em impulsionar negócios de mulheres através da comunicação digital.

Livros

vamosjuntas

Links

Twitter | Facebook

barbaramorais_p

Barbara Morais

A trilogia Anômalos surgiu das indagações da autora sobre direitos civis e legitimidade de Estados durante uma aula de Ciências Políticas. Contudo, não se trata de um trabalho filosófico, até porque a autora é fã de histórias em quadrinho e sagas distópicas. Bárbara Morais é formada em Economia pela UnB, dona do blog Nem Um Pouco Épico e publicou um conto na coletânea Meu amor é um mito (editora Draco, 2012) e outro em O Outro Lado da Cidade, projeto coordenado pela Taissa Reis e financiado via crowfunding, publicado em abril de 2015. Seu primeiro romance, A Ilha dos Dissidentes, foi lançado em agosto de 2013 pela editora Gutenberg, e conta a história de Sybil Varuna, uma adolescente que precisa aprender a viver em um mundo futurista e atormentado por conflitos entre humanos e anômalos. O segundo volume, A Ameaça Invisível saiu em setembro de 2014 e A Retomada da União, o último livro da saga, foi publicado em agosto de 2015. No momento, Barbara se dedica a diversos projetos, como o seu próximo livro solo de ficção científica.

Livros

ilhadissidentesameacainvisivelretomadauniaoO outro lado da cidade

Links

Site | Blog | Twitter | Facebook

bel_p

Bel Rodrigues

Bel Rodrigues é publicitária e conhecida pelo seu canal no YouTube, o antigo Algum Infinito que hoje leva o seu nome. Apaixonada por livros, ela é uma das maiores booktubers do país e também fala de assuntos mais sérios para jovens. Sua estreia no mundo dos livros foi com um conto na coletânea O Amor nos Tempos de #Likes, lançada em maio de 2016 pela Galera Record e que reúne três releituras de clássicos da literatura e tem a participação dos booktubers Pam Gonçalves, Hugo Fracioni e Pedro Pereira. A autora publicará seu primeiro romance solo no segundo semestre de 2017, também pela Galera Record.

Livros

amor nos tempos de likes

Links

Facebook | TwitterYouTube

dayse_p

Dayse Dantas

A autora mora em Goiânia, estudou Letras na Universidade Federal de Goiás e é professora de inglês. É colaboradora do blog Nem Um Pouco Épico e não pensava em publicar um romance até todos insistirem em seu talento. Seu livro de estreia, Nada Dramática foi lançado em novembro de 2013 pela editora Gutenberg e fala sobre o último ano do Ensino Médio de Camilla Pinheiro e suas aventuras como a Agente C, em uma narrativa sarcástica e criativa. Atualmente a autora trabalha em seu novo livro, ainda sem previsão de lançamento.

Livros

nadadramatica

Links

Facebook | Twitter

fernandania_p

Fernanda Nia

Fernanda Nia é publicitária formada pela ESPM-RJ, ilustradora e fã de histórias em quadrinhos. Começou o seu trabalho autoral em 2011, ao criar o site Como eu realmente. O primeiro volume da coletânea das tirinhas foi lançado em junho de 2014 e o segundo volume em maio de 2015, ambos pela editora Nemo. Os livros reúnem as aventuras de Niazinha e Srta. Garrinhas, além de legendas engraçadas e reflexivas. Nia é a responsável pelas ilustrações do livro Sinceramente Maisa sobre a atriz e apresentadora Maisa, que foi lançada pela editora Gutenberg em 2016, e é uma das ilustradoras que compõem o livro 50 Brasileiras Incríveis Para Conhecer Antes de Crescer, assinado pela jornalista Débora Thomé e publicado pela Galera Record em setembro de 2017. Atualmente, a autora se dedica ao seu primeiro livro de ficção e a um conto de uma coletânea, ambos ainda sem previsão de lançamento.

Livros

cer1cer2

Links

Site | Como eu realmente | Twitter | Facebook

iris_p

Iris Figueiredo

Quem é fã de livros já deve ter visto alguma entrevista ou notícia sobre a Iris, ela é uma enciclopédia ambulante quando o assunto é mundo editorial. Formada em Produção Editorial na UFRJ, criou o conhecido blog literário Literalmente Falando, que agora leva o nome da própria autora, e também o canal do YouTube, onde fala de livros e mercado editorial. Em 2011, teve seu primeiro livro Dividindo Mel publicado, além de um conto na coletânea Meu amor é um anjo, ambos pela editora Draco. Seu segundo romance Confissões On-line – Bastidores da Minha Vida Virtual, um spin-of do livro da Mel que fala sobre a vida virtual de Mariana Prudente, foi lançado em novembro de 2013, e a continuação Confissões On-line 2 – Entre o Real e o Virtual chegou às livrarias em agosto de 2015, ambos foram publicados pela editora Évora sob o selo Generale. Seu novo livro, que aborda temas como depressão e ansiedade, além de conflitos típicos de jovens que acabaram de ingressar na universidade, sai no primeiro semestre de 2018 pela Editora Seguinte.

Livros

comfissoesconfissoes2

Links

Site | Twitter | Facebook | Youtube

lucas_p

Lucas Rocha

O autor é formado em Biblioteconomia e Documentação pela UFF e fez mestrado em Ciência da Informação. Publicou contos em três coletâneas lançadas pela editora Draco e, em abril de 2015, seu conto O Rei e a Deusa foi lançado no projeto O Outro Lado da Cidade, coordenado pela Taissa Reis. Atualmente, o autor se dedica ao seu primeiro romance ainda sem previsão de lançamento.

Livros

O outro lado da cidade

Links

Twitter

mareska

Mareska Cruz

Mora em Campinas, se formou em História pela Unicamp e trabalhou em livrarias e na Bienal do Livro de São Paulo. Além de ser fã de gatos, também ama literatura infantil e juvenil. Escreve textos e artigos em seu blog, e atualmente está escrevendo seu primeiro romance, ainda sem data de publicação.

Links

Blog | Twitter

pam_p

Marina Oliveira

A autora nasceu em Brasília e é formada em Jornalismo pelo Iesb. Sagitariana e pipoqueira de primeira, trabalha na Tagore Editora como editora assistente e dá aulas de inglês. Nas horas vagas, gosta de dançar e aprender a ser uma pessoa melhor. Seu primeiro livro, A Parede Branca do Meu Quarto foi vencedor do Internacional Latino Book Awards (ILBA), na categoria de melhor YA em português de 2015. Marina está escrevendo o seu próximo romance, ainda sem previsão de lançamento.

Livros

aparedebrancadomeuquarto

Links

Facebook | Twitter

alliah

Olívia Pilar

A autora é formada em Jornalismo pela PUC-MG e começou a escrever com fanfics. Atua como freelancer em gestão de mídias sociais, é apaixonada por futebol, celebridades teen e séries de televisão. Olívia sabe da importância da representatividade da mulher negra na mídia e traz esta realidade para as suas histórias. É autora dos contos Entre Estantes e Tempo ao Tempo, que figuraram na lista de mais vendidos da Amazon, e, atualmente, escreve seu primeiro romance na plataforma Wattpad, Dois a Dois.

Livros

entreestantestempoaotempodoisadois

Links

Twitter

pam_p

Pam Gonçalves

Pam Gonçalves se formou em Publicidade e Propaganda pela Unisul e é muito conhecida por seu antigo blog literário, o Garota It. Apesar de falar e escrever sobre livros desde 2009, hoje, a autora se dedica exclusivamente ao seu canal do YouTube, que possui mais de 200 mil inscritos. Pam é uma das autoras da coletânea O Amor nos Tempos de #Likes, lançada em maio de 2016 pela Galera Record, que reúne três releituras de clássicos da literatura e tem a participação dos booktubers Bel Rodrigues, Hugo Fracioni e Pedro Pereira. A autora publicou Boa Noite, o seu primeiro romance solo, em agosto de 2016, também pela Galera Record. Além de seu novo livro, Uma História de Verão, que será lançado em setembro de 2017 pela Galera Record, a autora também faz parte da coletânea Turma da Mônica: Uma Viagem Inesperada, no qual escreveu um conto sobre a personagem Denise e que possui previsão de lançamento em agosto de 2017 pela editora Gutenberg.

Livros

nadadramaticaboanoitehistoriaveraoumaviageminesperada

Links

YouTube | Twitter | Facebook

pedrugo

Pedrugo

Pedro Pereira e Hugo Francioni escrevem juntos, e podemos considerá-los como uma entidade só. Em 2013, criaram um canal literário no YouTube como complemento do blog Estante Geek, mas, em 2015, o canal foi reformulado e passou a se chamar Pedrugo, onde eles falam sobre livros, relacionamentos, nerdices e música. Pedro e Hugo são autores de um conto da coletânea O Amor nos Tempos de #Likes, lançada em maio de 2016 pela Galera Record, que reúne três releituras de clássicos da literatura e tem a participação das booktubers Bel Rodrigues e Pam Gonçalves. Em junho de 2017, Pedro e Hugo publicaram O Melhor Guia de K-Pop Real Oficial, um guia que reúne tudo o que o leitor precisa saber para ingressar no mundo do pop sul-coreano, com informações, curiosidades e fotos. Pedro e Hugo se preparam agora para escrever o próximo romance juvenil, sem previsão de lançamento.

Livros

nadadramaticanadadramatica

Links

YouTube | Twitter | Facebook

pam_p

Petra Leão

Formada em Educação Artística pela FAAP, começou sua carreira como roteirista de histórias em quadrinhos em 2000, na editora Talismã. Roteirizou edições especiais do consagrado mangá Holy Avenger e outros títulos relacionados, como Dado Selvagem, Mercenário$ e Victory 2 (lançada nos Estados Unidos pela Image Comics, tornando-se a primeira mulher brasileira a ter um quadrinho publicado no mercado americano). Além de seu trabalho com quadrinhos, atuou também como redatora em revistas informativas para o público geek, como a Dragão Brasil, Anime Ex e Animation Invaders. Desde 2008 trabalha na Mauricio de Sousa Produções escrevendo as revistas mais vendidas do mercado nacional: Turma da Mônica Jovem e Chico Bento Moço, trabalho pelo qual ganhou o prêmio Angelo Agostini de melhor roteirista brasileira de 2012. Atualmente, Petra se dedica ao seu primeiro livro de ficção.

Links

Facebook | Twitter

babisouza_p

Rafaela Carvalho

Foi na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde se formou em Jornalismo, que Rafaela descobriu que ama contar histórias. Eterna curiosa, busca aprendizados em pessoas, livros, filmes, podcasts e em viagens que faz sozinha – entre elas, uma em que passou por 17 países durante 14 meses. É autora do livro Sem resposta: dor, luta e esperança na busca por pessoas desaparecidas e colaboradora dos livros Eu Amo Bike, Eu Amo Viajar, Eu Amo Correr e Eu Amo Comida. Hoje, atua como jornalista freelancer para veículos como a Folha de São Paulo, a Editora Abril e a Editora MOL, e se dedica ao seu próximo livro de não-ficção.

Links

Twitter | YouTube

Roberta Spindler

Roberta Spindler

A autora nasceu em Belém e é graduada em Publicidade e Propaganda. Nerd confessa, adora quadrinhos, games e RPG, e trabalha como editora de vídeos. Escreve desde a adolescência e é apaixonada por literatura fantástica. Tem contos publicados em diversas antologias e é coautora de Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos, publicado em 2011 pela Dracaena. Seu primeiro livro solo, A Torre Acima do Véu, foi lançado pela Giz Editorial em agosto de 2014, e possui segunda edição com nova capa e ilustrações no miolo. Participa da Feira Pan-Amazônica do Livro desde 2012, é responsável pela sala temática de Literatura Fantástica do Animazon, o maior evento de cultura pop japonesa de Belém, e também faz parte da organização da Feira Literária do Pará (FliPA). Roberta publicará sua nova história pela Suma de Letras no segundo semestre de 2017.

Links

Blog | Twitter | YouTube

Roberta Spindler

Sofia Soter

Sofia Soter é escritora, editora e tradutora. Também é a criadora do site de cultura pop e fandom Headcanons e cocriadora e coapresentadora do podcast Cuidado: garota!. Foi uma das fundadoras e editoras da revista online Capitolina e co-organizadora dos livros Capitolina, vol. 1: O poder das garotas e Capitolina, vol. 2: O mundo é das garotas, publicados pela editora Seguinte. Tem textos publicados em veículos online e impressos nacionais e internacionais, como Pólen, Modefica, Toda Teen, Valkírias, ELLE, Midnight Breakfast, Hello Giggles e Reader’s Digest, e teve seu trabalho mencionado na mídia independente, como nos sites Autostraddle e Think Olga, e na grande mídia, como nos jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Dia e no programa de televisão Esquenta!. Sofia se dedica a dois projetos no momento, seu primeiro romance solo e um livro em coautoria com outras duas escritoras.

Links

Blog | Site | Twitter

alliah

Vitor Martins

Vitor Martins nasceu em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, e atualmente mora em São Paulo. É formado em Jornalismo pela Universidade Cândido Mendes, trabalha como ilustrador editorial em projetos didáticos e publicou seu primeiro romance Quinze Dias em junho de 2017, pela Globo Alt. Acredita que a diversidade na literatura jovem é uma arma poderosa, e seu principal objetivo como escritor é contar histórias de pessoas que nunca conseguiram se enxergar em um livro. Mantém um canal no YouTube, que leva o seu nome, onde fala sobre literatura, cultura pop e ilustração. No momento, o autor está trabalhando no seu próximo livro ainda sem previsão de lançamento.

Livros

quinzedias

Links

Site | Instagram | Twitter | YouTube

OBRAS AGENCIADAS

likes

O Amor nos Tempos de #Likes

Lançado em maio de 2016, pela Galera Record, o livro reúne três contos escritos por quatro booktubers nacionais que se inspiraram em clássicos da literatura. Pam Gonçalves escolheu Orgulho e Preconceito, Bel Rodrigues ficou com Dom Casmurro e os meninos do Pedrugo, Romeu e Julieta. A convite da editora, Gui Liaga coordenou esse projeto, que traz histórias românticas voltadas para os jovens, com muito humor e usando a internet como plano de fundo.

Links

Canal Pam Gonçalves | Canal Bel Rodrigues | Canal Pedrugo

outroladodacidadep

O Outro Lado da Cidade

O livro reúne contos de novos talentos da literatura fantástica brasileira, que escrevem sobre as ansiedades, angústias e alegrias de se viver em um ambiente urbano sobre um novo viés. São dez autores reunidos para dar sua visão fantástica sobre cada cidade e o resultado foram histórias assustadoras, comoventes e curiosas. O livro foi organizado por Taissa Reis e foi inicialmente financiado via crowdfunding, tendo sido publicado em parceria com a Aquário Editoral em abril de 2015.

jim_p

Rani e o Sino da Divisão

Publicado em agosto de 2014, pela editora Gutenberg, esse livro do autor Jim Anotsu narra as aventuras de Rani, uma garota roqueira que descobre ser uma xamã. Entrando para os Animais de Festas, uma facção de seres sobrenaturais que se preocupam mais com diversão do que com os problemas de verdade, ela terá que combater um antigo e misterioso adversário que pode acabar com o equilíbrio do planeta. A história mistura humor e referências à cultura pop, possuindo personagens incríveis e fantásticos.

janda_p

Por Enquanto, Adeus

O romance de Janda Montenegro foi lançado em agosto de 2013, pela editora Generale, e conta a história de Sofia, uma garota de 18 anos que está prestes a realizar o seu sonho e fazer um intercâmbio nos Estados Unidos. Cheia de sonhos e expectativas, ela terá que lidar com o choque cultural, com a saudade da família e aprender a dizer adeus quando mais precisar.